29/05/2008

Papa-seio

Quando menino morador do Cajary, ficava intrigado ao ouvir os mais velhos chamarem de “papa-seio” para a estrela que aparecia no poente ainda no lusco-fusco, logo após a despedida do Sol. Não tinha coragem de perguntar o porquê do nome pelo fato de “seio” ser visto como palavrão. Sabia que “papa” significava comer alguma coisa. Exemplo: bacu papa-merda: tipo de peixe que se alimentava da dita cuja; cobra papa-ovo, gavião papa-pinto, e assim por diante. Pegava a imaginar a tal estrela papando os seios fartos das ribeirinhas e não atinava. Mas quando, já... Coisa mais besta, mais sem sentido.

Não faz muito tempo - peço desculpas pela minha ignorância - que descobri que a estrela papa-seio na verdade é dita papa-ceia pelo fato de sair na frente das outras para papar a ceia vesperal dos caboclos. E mais: que a tal “estrela” é, na verdade, o planeta Vênus, o mesmo que aparece pela manhã com o nome de Estrela D’Alva ou Matutina, também denominada Estrela Vésper quando aparece ao pôr-do-sol, a dita papa-seio da minha perdida infância marajoara às margens do meu longe e querido Cajary.

2 comentários:

  1. amado amigo juraoboto.


    estive aqui tevisitando e me lembrei de quando, há muito tempo, acho que em 2000,2001, fui te ver na passagem felicidade, com minha trovinhas metidas a besta. lembra?

    obrigado por ler minhas quadras, que hoje guardo dentro dos meus melhores poemas,


    abraço, poeta amigo,

    Paulo Vieira

    ResponderExcluir
  2. Amigo paulo, eu também lembro do nosso primeiro encontro em Tucumanduba, Soure, com os Novos Curupiras, quando me mostrastes teus primeiros escritos com pedido de crítica.E confesso que não conheço outro poeta que tenha dado um salto dão alto e em tão pouco tempo.Hoje posso me gabar de ter acompanhado os primeiros passos de um grande poeta a quem,com emocionado, tiro o meu chapéu.

    ResponderExcluir